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Finanças Públicas

Curso Completo de Execução Orçamentária e Financeira no Siafi com Atualizações da Contabilidade Aplicada ao Setor Público


Instrutores:
Equipe FTX Treinamentos


Período: 16/04/2018 - 20/04/2018

Horário: 08:30 às 17:30h

Carga Horária: 40 horas/aula

Cidade: Fortaleza/CE

Local: Shopping Aldeota ,20 Andar , sala 2015

Investimento: 2.970,00
O investimento inclui: material didático (livro Curso de Siafi – Vol. I - 3ª ed., da Coleção Gestão Pública) , certificado, coffe-break e almoço.


Número limitado de vagas
Somos cadastrados no SICAF
Ministramos Cursos In Company


ATENÇÃO: Número limitado de participantes


OBJETIVO:

          O curso visa conhecer o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), a atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira, aprofundar o conhecimento teórico sobre os assuntos abordados, e realizar exercícios no Siafi Educacional quanto à execução orçamentária e financeira. Ao final do curso, o aluno estará apto a:

-   Entender a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação.

-  Conhecer o ciclo orçamentário e financeiro.

-  Entender as principais definições e classificações da receita e despesa públicas.

-   Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização.

-  Compreender os procedimentos da programação financeira.

-   Diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, entre outros)

-   Entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber - CPR

-  Entender o plano de contas, tabela de evento, e os aspectos da contabilidade pública aplicada ao SIAFI.

-   Executar o lançamento de documentos no CPR e os procedimentos de execução da despesa no Siafi (empenho, liquidação e pagamento)

 -   Executar solicitações, aprovações e liberações de recursos.

-   Entender as espécies de Ordens Bancárias e efetuar o pagamento no Siafi Educacional.

PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender aos envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras. 

METODOLOGIA

       Serão realizadas aulas teóricas e práticas sobre os assuntos acima relacionados. Assim, os participantes terão o conhecimento da legislação, das rotinas utilizadas e dos conceitos, e em seguida irão praticar o conhecimento repassado. As aulas são expositivas e participativas, com exemplos de casos práticos, esclarecimento de dúvidas e apresentação de slides, além de acesso ao Siafi.

OBS.: Como o SIAFI Educacional ainda está indisponível o curso será realizado com prática de exercicios.

Módulo I – SIAFI – Apresentação, Conceitos Básicos e Tabelas

1. Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso, Formas de Acesso, Segurança, Conceitos Fundamentais para Navegação e Principais Documentos Contábeis de Entrada de Dados, Modalidades de Consulta, Diagrama do Sistema (Árvore do Siafi), Menu Principal, Acesso, 3. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Programa de Trabalho (PT), Programa de Trabalho Resumido (PTRES), Crédito, Recurso, Fonte de Recursos. 4. Verbos 5. Transações de Informações do Sistema: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG), Calendário do Sistema (CALENDARIO), Manual do Sistema Siafi (CONMANMF), Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS) 6. Tabelas Administrativas:Tabela de Órgão (CONORGAO), Tabela de Unidade Gestora (CONUG), Tabela de Unidade Orçamentária (CONUO),Consultando a Tabela de Municípios (CONMUN). Exercícios Práticos no Sistema.

Módulo II – Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR

1. Consulta a tabela de situações e documentos hábeis no NOVO SIAFI. 2. Inclusão de empenho e lista de credores no SIAFI ATUAL; 3. Inclusão de documentos no novo CPR e respectivos pré-docs; 4. Consulta a documentos no novo CPR e NOVO SIAFI; 5. Realização de Pagamento no Novo CPR; 6. Inclusão de documento hábil com duas situações; 7. Procedimentos para devolução de despesas; 8. Procedimentos para reclassificação de despesa.

Módulo III – Noções da Nova Contabilidade aplicada ao Setor Público

1. Noções básicas da nova Contabilidade aplicada ao setor público. 2. O Plano de Contas aplicado ao setor público (PCASP) 3. Estrutura contábil aplicada no NOVO SIAFI; 4. Tabela de eventos (CONEVENTO); Indicadores contábeis (CONINDCONT); 5. Conceito de natureza da informação e indicador de superávit financeiro; 6. Mecanismos de débitos e créditos; 7. Exemplos envolvendo lançamentos de atos e fatos Contábeis. Exercícios práticos no sistema.

Módulo IV – Receita Pública e a Guia de Recolhimento da União

1. Receita Pública. Conceito. Modalidades de ingresso. Tributo. Estágios da receita. Classificações e naturezas da receita. Fontes de recursos. Exercício financeiro. 2. Conta Única. Ingressos. Aspectos legais e gerais. Contexto histórico. 3. Darf e GPS. Aspectos gerais. 4. GRU – Guia de Recolhimento da União. Objetivos. Aspectos legais. Características gerais. Espécies. Meios de pagamento. Códigos de recolhimento e destinação. Tipos de GRU: Simples, Cobrança, Intra-Siafi, Judicial, Restituição. 5. SISGRU e retificação.

Módulo V – SIAFI – Orçamento, Descentralização de Créditos e Empenho

1. Aspectos práticos relacionados à descentralização de créditos orçamentários e empenho da despesa no SIAFI. Distinção entre crédito e recurso. 2. Extração de informações da Lei Orçamentária Anual vigente. Conceitos. Unidade orçamentária. Unidade gestora responsável pelo orçamento. Programa de Trabalho. Programa de Trabalho Resumido. Fonte de Recursos. Natureza da Despesa. Eventos contábeis de dotação inicial e provisão concedida. Contas contábeis envolvidas no processo. Plano Interno. Indicador de resultado primário. Tipos de crédito orçamentário. 3. Inclusão das dotações orçamentárias iniciais no SIAFI. Detalhamento do Orçamento. 4. Descentralização do crédito orçamentário. Destaque e provisão. 5. Execução 6.Tabelas Orçamentária: Natureza de Despesa Orçamentária (CONNATSOF), Programa de Trabalho (CONPT), Programa de Trabalho Resumido (CONPTRES), Fonte de Recursos (CONFONTE), Outros Indicadores Orçamentários (CONINDORC), 7. Executando o Orçamento: Detalhando o Crédito Autorizado (DETAORC), Descentralizando o Crédito Disponível (NC), Empenhando a Despesa (NE e ATULI).

Módulo VI – Programação Financeira e Descentralização de Recursos no Siafi

1 – Aspectos gerais da Programação Financeira: O Sistema de Programação Financeira do Governo Federal, O Processo de Programação Financeira no Governo Federal, Regras para Liberação de Recursos, Programação das Receitas e Despesas do Tesouro Nacional, Observações Importantes sobre a Programação Financeira. 2. Análise dos principais aspectos do Decreto de Programação Financeira e seus efeitos para os gestores públicos, Regras de controle do contingenciamento no Siafi. 3.O processo de programação financeira no Siafi: Regras de controle no Siafi, Acompanhamento do pagamento efetivo dos órgãos, Política de restos a pagar e recurso diferido. 4. Prática no Siafi: Tabelas de Apoio da Programação Financeira: Consultando a Vinculação de Pagamento (CONVINCPAG). 5. Detalhes da Programação Financeira no Novo Siafi: Solicitar Recurso Financeiro, Aprovar Recurso Financeiro, Liberar Recurso Financeiro, Devolver Recurso Financeiro, Transferir Recurso Financeiro, Remanejar Recurso Financeiro, Cancelar Solicitação de Recurso Financeiro, Cancelar Aprovação de Recurso Financeiro.

Módulo VII – Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias

1. Documentos de pagamento. 2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias e sua utilização no SIAFI. Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Tipos de Relatório; Horários de emissão. 3. Formas de preenchimento no CPR. 4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 4. Ordem Bancária (OB): Emissão, Principais Características, Cancelamento, Consulta.

Módulo VIII – Recolhimento de Tributos e Conformidades no Siafi

1. Regras para Retenção de Imposto de Renda Pessoa Física 2. Retenção de Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção. 3. Retenção da contribuição previdenciária (GPS) nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção. 4. Regras para Retenção do ISS nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção.  5. Conformidades: Conceitos, finalidades, legislação, tipos, Requisitos para: a) nomeação de responsável pelo registro das conformidades; b) efetivação do registro das conformidades; 6. Conformidade de operadores: registro (REGCONFOP) 7. Conformidade dos registros de gestão: registro (ATUCONFREG), Hipóteses passíveis de restrição, Roteiro básico para verificação. 4. Conformidade Contábil: Registro (ATUCONFCON).

Módulo IX – Execução da Despesa no Novo CPR

1. Documento Hábil: Inclusão, Alteração, Cancelamento, Consulta. 2. Executar liquidação e pagamento de diárias por meio do subsistema CPR. Utilizar lista de credores para o pagamento de diárias. 3. Executar liquidação e pagamento de agência de turismo por meio do subsistema CPR. 4. Executar liquidação e pagamento de prestação de serviço de pessoa física por meio do CPR.

Módulo X – Exercícios Avaliativos

Bateria de exercícios teóricos (objetivos) e de exercícios práticos no Siafi Educacional, sobre todo o conteúdo ministrado.

 

Pagamento dever ser efetuado:

RAZÃO SOCIAL: FERNANDES TEIXEIRA EDUCAÇAO LTDA
CNPJ: 13.026.978/0001-74

DOMICILIO BANCÁRIO:
Banco de Brasil
Numero: 001
Agencia: 8076-4
C/C: 12.902-X

Enviar cópia de comprovante de depósito ou nota de empenho, via email, para identificação do participante.

Certidões

Certidões Negativas: INSS, RECEITA FEDERAL, ISSQN, Tributos Federais e Tributos Municipais... acesse aqui

 

Certificados:

O certificado será concedido ao aluno que possuir o mínimo de 75% de presença em sala de treinamento

Cancelamento:

A FTX reserva-se no direito de adiar o curso havendo insuficiência de inscrições
A inscrição será confirmada somente após envio da nota de empenho

Outras opções de datas

Fortaleza/CE

Início: 04/06/2018

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